terça-feira, 18 de setembro de 2018

Aos meus alunos.

Hoje quero dedicar este post aos meus alunos. Em Fevereiro 2018, uma das piores alturas da minha vida pessoal, fui convidada a integrar o corpo docente do Curso Técnico Superior Profissional "Intervenção Sociocomunitária e Envelhecimento" da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Ainda que reticente, alinhei nesta aventura que se veio a revelar fantástica! Tinha como função lecionar duas unidades curriculares "Técnicas de Avaliação Comunitária" e Técnicas de Pesquisa e Gestão de Informação".
A 28 de Fevereiro de 2018, regressei à casa mãe. Àquela em que descobri uma vocação, àquela que me fez voar alto, àquela que me reconheceu como profissional de excelência, àquela que não se esqueceu de mim. Encontrei 13 jovens, curiosos, muito diferentes entre si. Dar aulas era algo completamente novo. Tive de descobrir estratégias. Tive de organizar muito bem o meu tempo para preparar aulas, definir avaliações, transmitir saberes. Pesquisei muito, descobri coisas novas. E acima de tudo, esta experiência ajudou-me a redefinir enquanto Gerontóloga Social, assumindo um papel de interventora sociocomunitária. Não foi com textos e apresentações bonitas que conquistei os meus alunos, mas sim com o relato de experiências e situações reais, que alimentava aquele inocente interesse pelo mundo social. A partir daqui, descobri que cada um, à sua maneira, em áreas muito específicas, tinha um dom. Descobri que, tal como eu, querem mudar o mundo e querem fazer a diferença.
Foram muitos os desafios que lhes lancei. Desde fazer teatro, trabalhos de grupo, comentários a notícias, trabalhos de tema livre. E cada desafio, eles aceitaram. Lidavam com as críticas como uma maneira de aprender e se desenvolver. Acabei o ano letivo de coração apertado, consciente de que ficaria por ali. Mas ao mesmo tempo, de coração cheio, por saber que toquei nos seus corações e que todos eles voaram comigo. Acabamos o ano letivo, sem ninguém em recurso, sem ninguém a fazer melhoria. Acabamos o ano letivo a 15 de Junho de 2018, a partilhar a mesa ao almoço.
E hoje, em fase de arranque do próximo ano letivo, quero dedicar-lhes este post, dizendo-lhes que serão sempre os meus alunos e os guardo no coração. Mesmo longe, estarei perto.


3 comentários:

  1. Foi uma honra e orgulho termos a professora a lecionar estestas duas disciplinas, agradecemos todos ensinamentos apreendidos, e com saudades pensamos nas suas aulas.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por tudononque fez por nós! As saudades ficaram.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Digo muitas vezes que sou uma privilegiada. Obrigada por me fazerem mais e maior. Um abraço amigo! A porta não está fechada. Encontramo-nos em breve ;)

    ResponderEliminar

A linha da frente.

Nos últimos meses a expressão "linha da frente" tornou-se frequente. Nesta linha da frente conta-se com o trabalho, força, dedicaç...