sábado, 25 de agosto de 2018

Realidades paralelas

Regressei hoje da digressão cultural 2018 do grupo folclórico de que sou membro. Foi em 2003 que ingressei no Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço, no qual permaneço enquanto dançarina. Este ano deslocamo-nos a França, nomeadamente, às vilas de Lezay, Le Donjon e Décize. Uma experiência interessante, mas absolutamente cansativa! Nos festivais de folclore da França é comum sermos acolhidos por famílias. Através desta aventura folclórica, é-nos permitido conhecer e partilhar noutras rotinas, noutros costumes e noutras culturas. E o que daqui retiro é a abertura daqueles que nos acolhem. Claro que é estranho chegar a casa de alguém, passar dois dias e ir embora. Mas o que mais me fascina é a hospitalidade destas pessoas! Incrível! Cada um abre as portas da sua casa, acolhe-nos e oferece o que melhor tem (mesmo que nem sempre isso nos agrade ou nos deixe confortáveis). Chamo a isto crescimento pessoal ;)

Na segunda vila por onde passei, uma das atividades era uma atuação num lar de idosos, em França chamado de Maison de Retraite (cuja fachada principal está na fotografia acima). Tinha muitos olhares atentos à nossa chega, às nossas cores, à nossa música... Mal vi aqueles idosos, tão ansiosos e felizes com a nossa presença, senti os meus olhos encherem-se de lágrimas. Partilhei aquela emoção e senti um aperto no coração de tantas saudades que tenho dos meus utentes! Alguns idosos sentados em cadeiras de rodas, outros com olhares ausentes, pernas inchadas, roupas próprias. Foi-me fácil chegar até eles pela facilidade que tenho em falar francês. Fui recebida com abraços, beijinhos e apertos que manifestavam não querer mais largar-me. Alguns deles partilharam as suas histórias de vida. As típicas questões de onde vinha, se conhecia a prima, ou que os filhos a tinham abandonado ali. Histórias de vida marcadas pela necessidade de atenção! Fui convidada a entrar no edifício e percorrer os corredores, de maneira a levarmos música até àqueles que não podiam descer. Entrei num piso bloqueado por uma porta que se abria ao colocar um cartão. Nesse piso concentravam-se todos os cuidados e profissionais. Auxiliares e enfermeiros, equipamentos de saúde. As mesas das refeições eram preparadas num espaço mais alargado. Alguns permaneciam nos quartos devidamente adaptados, outros deambulavam pelo corredor com olhar perdido, outros viam televisão. A sala dos técnicos era ali naquele piso com visão alargada para o mesmo, com grandes vidraças a toda a volta. Entrava sol por  todo o lado. Pelo que percebi junto da animadora, os residentes são segregados por piso, consoante o seu grau de dependência. Houve um senhor que veio ao nosso encontro. Chamava-se Pedro. Perguntei-lhe se queria experimentar tocar caixa, ao que respondeu com um sorriso tímido. Pegou na baqueta e procurou um ritmo. Na sua expressão a felicidade pelo momento que vivia, ao mesmo tempo angústia por a sua mão não corresponder ao seu comando cerebral. Segurei-lhe a mão e estimulei a ação, tendo ele correspondido, procurando "imitar" o gesto do amigo meu que levou música às instalações daquela casa. O sorriso do Sr. Pedro aumentou, e com tão pouco fizemos muito! A nossa passagem por aquela casa terminou com uma fotografia de grupo seguida da oferta de bandeiras portuguesas que eles fizeram.
O que mais me fascinou foi aquela proximidade entre todos os residentes e todos os profissionais. O fardamento era igual para todos os profissionais. os recursos necessários estavam próximos, aquele espaço era para os utentes de acordo com as suas características. Não havia cheiro. Havia simplesmente harmonia.
Gostava ainda de partilhar convosco a particularidade de se anunciar previamente a admissão de um novo residente. Em todos os elevadores e portas de entrada tinha uma folha muito simples a anunciar que uma senhora seria admitida no dia x de Agosto, se chamava y e que ocuparia o quarto zzz. Achei espetacular! Imaginei  qual seria a sensação do utente que seria admitido ao ver aquela informação breve e familiar, que acalmaria a ansiedade do novo residente. Não era comigo e eu fiquei super feliz com aquele gesto :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

A linha da frente.

Nos últimos meses a expressão "linha da frente" tornou-se frequente. Nesta linha da frente conta-se com o trabalho, força, dedicaç...